quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Santo Sudário e Santo Graal

Santo Sudário
O Santo Sudário é o pano de linho puro, que foi utilizado para envolver o corpo de Jesus Cristo após sua crucificação, antes que fosse levado ao Santo Sepulcro. Mede 4,36 metros de comprimento por 1,1 metros de largura e atualmente se encontra na cidade de Turim, na Itália. No tecido, podem-se encontrar manchas de sangue humano, com marcas do flagelo e suplício sofridos por Jesus Cristo.




Na área da ciência, diversos estudos foram feitos sobre o Santo Sudário, causando divergências, e muitas indagações, sobre a autenticidade deste artefato. Dentre os estudos, pode-se destacar:


FOTO COM A INVERSÃO POSITIVO-NEGATIVO – Em 1898, o fotógrafo Secondo Pia tirou uma fotografia desta relíquia, revelando então, a imagem de um corpo humano. O fotógrafo foi o primeiro homem a contemplar a imagem de Cristo depois de 19 séculos. Em 1931, Giuseppe Ernie, fotografou novamente o Santo Sudário. Tornando possível o estudo dos ferimentos de Jesus, que ficaram impressos no tecido. Quando a foto foi revelada, apareceu no negativo a figura de um homem de frente e de costas. As manchas de sangue são, na chapa, claramente positivas. Esta foi a primeira inversão negativo-positivo de uma foto.  O mais importante deste estudo é a revelação da forma, e da expressão de Cristo, um rosto semita, que apesar das chagas tem um ar de majestade serena, e uma expressão de “dever cumprido”.



GRUPO STURPgrupo formado por 40 cientistas americanos, especializados nas mais diversas áreas. Seus estudos sobre este manto comprovaram a autenticidade do Santo Sudário.

CARBONO-14método científico que busca datar a idade de materiais.  O resultado obtido foi que o Santo Sudário datava de 1260-1390 d.C., negando, então, a existência de Jesus. Porém este teste não considerou os incidentes ocorridos com o Santo Sudário, como os incêndios de 1516 e 1532, que alteraram seu “teor”. E em 1995, um cientista russo, demonstrou os efeitos desses incêndios no Santo Sudário, datando o manto então no século I d.C.





MOEDAS SOBRE AS PÁLPEBRAS3 cientistas da NASA, após analisarem as fotos do Santo Sudário, com a utilização de poderosos amplificadores microscópicos, detectaram duas moedas, uma sobre a pálpebra e outra mais abaixo. Após estudos, provou-se que as moedas datavam de 26-36 d.C., cunhadas por Pôncio Pilatos em homenagem à sua mãe.


Local onde estavam as moedas no Sudário

SANGUE HUMANO NO TECIDO - John Heller e Baima Bollone, com seus estudos, conseguiram comprovar a presença de hemoglobina, ferro, proteínas, porfirina, albumina e sangue tipo AB, fator RH positivo na trama do Linho. Esta comprovação anulou a hipótese de que a imagem possa ter sido feita por um artista durante a Idade Média.

Mancha de sangue no Sudário




É difícil estudar o Santo Sudário sem que ocorra uma transformação em nossas vidas. Jesus, o homem que sofreu tanto no Calvário tem sua imagem registrada na Relíquia, com uma expressão serena e majestosa. Ele nos mostra que morreu como Homem e ressuscitou como Divindade. Ao ver todo a sua dor, e o sacrifício que Ele fez por nós, é capaz de fazer brotar em nossos corações, fé, e nos faz crer que o amanhã será ótimo, mesmo sabendo que o presente é ruim.






Santo Graal

O Santo Graal é um dos mais antigos e enigmáticos mitos da humanidade. Sob uma análise superficial, é o cálice usado por Jesus Cristo durante a Última Ceia e que contém seu sangue, que fora recolhido no momento da crucificação.

Origens Cristãs
Há, pelo menos, duas versões para justificar a origem e o desenvolvimento histórico do mito.

Primeira versão:
A lenda conta que José de Arimatéia recolheu no cálice, o sangue de Jesus, no momento em que este era crucificado, após o último golpe de lança aplicado pelo soldado romano conhecido por Longinus.
Ele era membro do Sinédrio e um homem de posses, e solicitou ao imperador Pôncio Pilatos o corpo de Cristo como uma "recompensa" por seus serviços ao império. Pilatos atendeu ao pedido e José enterrou o corpo de Cristo em suas terras.Após este fato, José, que secretamente era seguidor de Cristo, teria sido feito prisioneiro pelos judeus devido ao sumiço do corpo de Cristo. José ficou muito tempo como prisioneiro numa cela sem janelas, alimentando-se apenas de uma hóstia diária, entregue por uma pomba que se materializava. Um dia, Cristo surgiu diante de José e entregou-lhe o Graal com a missão de protegê-lo.
Quando foi liberto, utilizou-se de uma conhecida rota comercial e viajou para Inglaterra, levando consigo o Cálice Sagrado. Reuniu então, alguns discípulos de Cristo e fundou uma pequena Igreja, onde atualmente há as ruínas da Abadia de Glastonbury. Porém, não é possível afirmar onde o Graal teria sido ocultado a partir deste momento.

Segunda versão:
Maria Madalena teria tomado posse do cálice e levado para a França, onde passou o resto da vida.

Nas duas versões, após o Cálice Sagrado chegar a terras européias, o cálice segue diversas rotas entre alguns países deste continente e confunde-se entre a história e a literatura medieval.








Duas das maiores provas da existência de Jesus, Santo Sudário, que nos mostra a imagem Dele, e o Santo Graal, cálice que foi usado por Jesus e os apóstolos na Santa Ceia. A cada dia que se passa, podemos ter mais certeza sobre nossa fé, sobre quem foi Jesus, quem foi este homem tão bondoso, que por nós morreu, que nos ama incondicionalmente. Espero que com todas as matérias já postadas, vocês caros leitores tenham conseguido aprender novas coisas, e fortalecer mais e mais sua fé, e “trabalhar” de forma mais ativa na evangelização. Deus precisa de nós, e nós precisamos Dele, por que não nos sacrificarmos um pouquinho? Não será nada em relação a dor que Jesus teve. Levem Deus e seu amor aos corações de cada pessoa viva, e façam com que as pessoas possam ser mais felizes, conhecendo nosso líder.
SHALOM!!!



Por Cassiano



Nenhum comentário:

Postar um comentário