quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Sacrário


Sacrário ou tabernáculo é um pequeno cofre colocado sobre o altar para guardar a píxide ou o ostensório, onde está a Eucaristia. Em muitos casos está situado na Capela do Santíssimo.



História
Na Igreja Primitiva, sacerdotes e leigos, após tomarem pão consagrado nas celebrações eucarísticas, os guardavam nos sacrários a fim de dá-los para os doentes e outros que não conseguiram assistir à celebração. Quando se iniciou a paz na Igreja, terminando a perseguição aos cristãos, foi estabelecida a prática de manter a Eucaristia sempre nestes recipientes. Quando as condições financeiras tornavam possíveis, o recipiente era feito geralmente de ouro, com uma pomba dentro normalmente de prata.



Do Catecismo da Igreja Católica
“Pela consagração, opera-se a transubstanciação do pão e do vinho no Corpo e Sangue de Cristo. Sob as espécies consagradas do pão e do vinho, o próprio Cristo, vivo e glorioso, está presente de modo verdadeiro, real e substancial, com seu Corpo e seu Sangue, sua alma e divindade.Uma vez que Cristo em pessoa está presente no Sacramento do Altar, devemos honrá-Lo com culto de adoração. [A visita ao Santíssimo Sacramento é uma prova de gratidão, um sinal de amor e um dever de adoração para com Cristo nosso Senhor].”
( Catecismo da Igreja Católica, 1413, 1418)


Testemunho
Foi ao ouvir a profecia "Meus filhos, tenho-Me sentido muito sozinho no Sacrário. Venham visitar-Me", que o meu coração se sentiu fortemente tocado. E foi assim que tudo começou. Aquela frase não me saía do pensamento, até que decidi entrar numa Igreja só para falar com Ele. Depois fui no dia seguinte e no outro e agora não consigo passar um dia sem ir ao Seu encontro. Tenho sentido uma alegria imensa e aguardo ansiosa que chegue a hora de O ir visitar. As nossas conversas não são muito longas, mas o tempo que estou em Sua casa é o suficiente para ganhar força e confiança. Agradeço-Lhe por aquele dia, pelo trabalho, pela família, pelos amigos, pela saúde.
Eu sou tão feliz por tê-Lo comigo! Quando estou com alguma dificuldade, que não consigo ultrapassar, entrego-Lhe tudo, pois sei que Ele resolve.Estou ali a falar com Ele como se fosse com uma outra pessoa. Conto-lhe como foi o meu dia, onde é que agi mal, onde me senti bem, intercedo por outras pessoas, agradeço-lhe por tudo, peço-lhe ajuda, e, principalmente, mostro-lhe sempre a minha inteira disponibilidade para o que Ele quiser. É tão bom estar diante Dele e reconhecer que sem Ele nada somos. E como Ele precisa de nós! Mas não tenhamos a pretensão de querermos fazer tudo sozinhos, pois sem Ele nada conseguiremos.
Quantas vezes lhe peço perdão pelas minhas faltas, pelos meus pecados, pela falta de fé, pela falta de paciência. E Ele está sempre ali ao nosso dispor para nos escutar, perdoar e acolher. Sinto uma paz tão grande e uma proteção tal que me custa ir embora, mas eu sei que Ele vai comigo.




Não se tem muito o que falar, após esse testemunho. Ele resume de forma clara como é Deus, amigo, confiável, acolhedor, enfim, o nosso Pai, que nos ama independente de cor, raça, sexo, time. Nos ama pelo que somos. Por isso, devemos retribuir isso. O testemunho acima nos mostra também, como é bela a vida com Deus, como é bom e bonito tê-Lo em nossos corações. Muitos podem achar isso que foi citado no testemunho, uma besteira. Mas para essas pessoas eu faço um pedido: antes de falar ou pensar qualquer coisa, experimentem essa situação. Experimentem falar com Ele, pois garanto que, a partir do momento que vocês fizerem isso, suas vidas irão mudar, para melhor, claro, e assim como a pessoa do testemunho, vocês irão sentir uma alegria muito grande, pelo simples fato de saber que Ele está sempre do seu lado. 




Por Cassiano





Um comentário: