domingo, 29 de agosto de 2010

As sete palavras de Jesus na cruz

As sete palavras de Jesus na cruz são uma coleção de sete breves frases segundo a tradição pronunciadas por Jesus durante sua crucificação. Estas frases, durante a Semana Santa, são um objeto de devoção especial e meditação entre os Cristãos. Foram recolhidas dos Evangelhos e sua ordem e expressão variam entre os Evangelhos, e seu conjunto completo não é encontrado em nenhum deles.
Primeira palavra: "Pai, perdoai-os porque eles não sabem o que fazem." (Lucas, 23:34).
Esta primeira frase foi dita em forma de prece para que Deus perdoasse a ignorância daqueles que o crucificavam. Esta prece reflete e confirma um aconselhamento anterior de Jesus, quando pedia a seus seguidores que amassem e perdoassem seus inimigos (Mateus 5:44).

Segunda palavra: "Em verdade eu te digo que hoje estarás comigo no Paraíso." (Lucas 23:43). No momento em que Jesus é crucificado, dois ladrões também o são, e suas cruzes se erguem ao lado da de Jesus. O ladrão à sua direita reconhece sua inocência, e pede que seja lembrado quando Jesus entrar em seu Reino, e Jesus lhe responde daquela forma.

Terceira palavra: "Mulher, eis aí teu filho; olha aí a tua mãe." (João 19:26-27).
Jesus, do alto da cruz, contempla os poucos amigos que o seguiram até o Calvário, e com aquelas palavras confia seu discípulo aos cuidados de sua mãe Maria, e ela a ele. A Igreja Católica costuma tomar esta incumbência simbolicamente, como Maria sendo entregue a toda a igreja nascente, como imagem de sua maternidade universal, e como uma prova de que ela não tinha outros filhos, que poderiam cuidar dela.

Quarta palavra: "Eli, Eli, lama sabachthani? (Deus, meu Deus, por que me abandonaste?)" (Mateus 27:46 e Marcos 15:34).
Esta frase se destaca no conjunto, por ter sido a única registrada tanto por Marcos como por Mateus, e por ter sido transmitida a nós em outra linguagem, o aramaico. Expressa o sentimento de total abandono experimentado por Jesus em seu sacrifício e a necessidade de enfrentar a agonia sem qualquer intercessão.

Quinta palavra: "Tenho sede." (João 19:28).
Aqui fica vigente a natureza humana de Jesus, não era uma reclamação ou um pedido, mas uma afirmação clara de que Ele era de carne osso, tinha fome e sede como todos os humanos. E é por isso que Ele se compadece por nós, pois Ele conhece todas as nossas dores (Hebreus 4:15 e 15).

Sexta palavra: "Está consumado." (João 19:30).
 Jesus declara que tudo o que devia ser feito foi cumprido, e é interpretada como um sinal de que a obra de salvação se tornará eficaz por intermédio de seu sacrifício em prol de todos os homens.

Sétima palavra: "Pai, em tuas mãos entrego meu espírito.” (Lucas 23 46).
Terminada sua agonia, Jesus se abandona aos cuidados de seu Pai e, assim fazendo, expira.


Com a pronunciação destas palavras, nós podemos perceber e confirmar o que já havia sido comentado, sobre como é Deus, como é Jesus. Piedoso e misericordioso pede que sejam perdoados os homens que o crucificavam. Demonstra seu amor ao perdoar o ladrão que reconheceu como filho de Deus. Ele entrega sua mãe a um dos discípulos, como se a entregasse como mãe de todos os homens. Ele nos mostra sua natureza humana, ao falar “Deus, meu Deus, por que me abandonaste?”, mostrando seu sentimento de abandono, e também ao falar que tem sede, nos afirmando de que Ele era como nós, feito de carne, e de ossos. Ele após tanto sofrimento, tanta dor, reconhece que tudo foi cumprido e entrega seu espírito ao Pai e morre. Estudar e compreender estas palavras nos levam a conhecer melhor Jesus, o Homem que morreu para nos salvar, que se sacrificou por nós. Acima de tudo, Ele era compreensivo, piedoso, cuidadoso e amoroso, e morreu nos mostrando isso, morreu dando um exemplo lindo, mas que em grande partes das vezes, nós mesmos o tornamos num “objetivo” difícil de ser alcançado, seja devido a desentendimentos ou problemas. Amar ao próximo como a si mesmo, deve ser uma meta constante em nossas vidas. Devemos sempre honrar Jesus, e seguir seus passos. Não digo que devemos ser exatamente iguais a Ele, pois isso seria uma “tarefa” extremamente difícil. Mas pelo menos se esforçar para conseguir mudar as nossas atitudes e nos tornarmos pessoas melhores. Seria um grande passo para todos, e uma grande alegria para Deus.

NÓS CRISTÃOS, DEVEMOS PASSAR ADIANTE ESTE EXEMPLO, E MOSTRAR A MAIS PESSOAS, COMO É A VIDA, QUANDO DEUS ESTÁ PRESENTE. EVANGELIZAR É UM BOM MEIO PARA SE COMEÇAR, POR ISSO, FAÇAM, SEJAM E ACONTEÇAM.  MOSTREM A TODOS QUEM É O NOSSO LÍDER, E LEVEM SUA PALAVRA E SEU AMOR, POR TODO O MUNDO.



Por Cassiano

Um comentário:

  1. Achei bem legal esse post. Ele nos dá uma realidade que às vezes esquecemos. É bem importante até ressaltar que quando Cristo diz que o ladrão arrependido estará no Reino dos Céus com Ele, temos a certeza de que apenas UMA pessoa está no paraíso! Claro, acreditamos que os Santos estão no Paraíso e, de fato, estão! Mas olha a importância! Cristo disse pra Ele, o chamou!!
    Esse negócio de evangelizar que parece que até estamos cansados de ouvir é a única "tarefa", como disse o Cassiano, que Ele nos deixou. Pois o nosso objetivo é santirficar-se e a partir do momento em que se coloca isso em prática, santificaremos os outros e levaremos mais almas para o Céu! Que seja isso! Que consigamos levar pessoas para Deus! Vamos ter testemunho, pois esse é o único meio de levar as pessoas para Deus, mostrando que nós consiguimos fazer o que Ele pede e ainda somos muito felizes!!
    Acho que escrevi demais... mas vai aqui a minha opinião! hehehe
    Bjs

    ResponderExcluir