quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Espírito Santo

O Espírito Santo é o nome referido à presença de Deus na forma experimentada por um ser humano. A maioria dos cristãos considera o Espírito Santo como o próprio Deus, parte da Santíssima Trindade . Seus dons são atributos proporcionados sobrenaturalmente aos cristãos pelo Espírito Santo e existem mais de nove diferentes dons possíveis de serem alcançados pelo cristão, que são postos em prática através de Comunidades Cristãs e sua fé diante de todos. No dia de Pentecostes por exemplo, o dom do Espírito Santo permitiu a todos os apóstolos falarem em outros idiomas, sendo entendidos por pessoas de diferentes países. O Espírito Santo é frequentemente simbolizado pelo sinal de uma pomba branca, baseado no relato do Espírito Santo a descer sobre Jesus Cristo, após ter sido batizado no rio Jordão, embora o texto bíblico não diga que foi em forma de pomba, e sim como uma pomba, numa comparação. O livro de Atos descreve o Espírito Santo a descer sobre os Apóstolos durante o Pentecostes na forma de um vento e línguas de fogo, que repousavam sobre a cabeça dos Apóstolos. Baseado nesta imagem, o Espírito Santo é frequentemente simbolizado por uma chama. No Cristianismo tradicional, Jesus é visto como o cordeiro sacrificial, e como vindo aos homens para conceder o Espírito de Deus à humanidade. O Espírito Santo figurativamente habita dentro de cada cristão e é Nele que temos de ter fé para que possamos perseverar na nossa vida cristã e continuar acreditando que o ‘’tudo sem Deus é nada, e o nada com Deus é tudo’’. Evangelizar é nossa responsabilidade, nossa missão e nosso dever, o que implica anunciar a verdade e denunciar o erro, procurando, dentro desses princípios, o melhor para todos que realmente queiram ter Cristo em seus corações.


"Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei." (Gálatas 5:22,23).

"Eu sou a videira;  vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; pois sem mim, vocês não podem fazer coisa alguma." (João 15:5)

"Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra" (Atos 1:8)

Disse Jesus: "Eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente." (João10:10)






Por Paula

Nenhum comentário:

Postar um comentário