A Paz de Jesus!
No breve texto de hoje, vamos apresentar uma introdução às cores litúrgicas e ao seu significado.
O uso de cada cor pretende manter a harmonia com a época que a Igreja vive, colocando alguma atitude em evidência – seja de penitência, festa, luto, esperança, etc.
A cor é utilizada em vários objetos, como por exemplo, o antepêndio (parte frontal) do altar e o véu do tabernáculo. Também se aplica às vestes dos celebrantes, de maneira mais visível, na estola, na casula, etc.
O Rito Romano define cinco cores para a liturgia: branca, vermelha, verde, roxa e preta.
Branca: é utilizada no Domingo da Santíssima Trindade, nas festas de Nosso Senhor Jesus Cristo (exceto a Paixão), de Nossa Senhora, dos anjos, confessores, virgens, de vários santos e santas que não foram mártires, em Missas Nupciais, Batismos, na festa de Todos os Santos, e principalmente em ocasiões mais festivas. Entretanto, também é usada nos velórios de crianças. Simboliza luz, pureza, inocência, alegria e glória.
Vermelha: usada nas festas dos apóstolos e mártires, em Pentecostes, na Paixão, na Exaltação da Santa Cruz, etc. Lembra fogo (caridade ardente) e sangue (sacrifício dos mártires).
Verde: usada no chamado Tempo Comum. Indica a esperança da vida eterna.
Roxa: a cor roxa aparece nas Missas durante a Quaresma e o Advento. Usa-se também nos Sacramentos da Penitência e da Unção dos Enfermos. Significa penitência, conversão. No quarto domingo da Quaresma (Laetare) e no terceiro domingo do Advento (Gaudete), pode ser substituída pela cor rosa, por serem dias de mais alegria no meio dos tempos de penitência.
Preta: usada em velórios, simboliza o luto. Têm sido substituída pela cor roxa.
Em todas Missas, em todas as igrejas do mundo, em um mesmo dia, estará sendo usada uma mesma cor (exceto por festas e solenidades locais).
Rezamos para que, com essa leitura e com o reconhecimento das práticas litúrgicas orientadas pela nossa Mãe Igreja, possamos cada dia mais viver em sintonia com Ela e com Jesus Cristo, e valorizar em especial o Santo Sacrifício da Missa, onde ele está vivo, à nossa frente, no mesmo sacrifício da Cruz!
Amém!
Fonte de consulta: http://www.newadvent.org/cathen/04134a.htm
Por Tobias
Nenhum comentário:
Postar um comentário